quarta-feira, 10 de março de 2010

O que pode ser feito?

Para crianças com dificuldades sensoriais o brincar é a melhor forma de desenvolver a integração sensorial. Ao se movimentar a criança aprende sobre os limites do seu corpo dentro do espaço que a rodeia. Ao segurar objetos, manusear, aprende a destinguir,peso, textura,gosto, cor, e força que vai precisar para segurar o objeto de desejo. Todas essas informações são recebidas por seu cérebro que organiza e armazena estas informações, possibilitando que esta criança aprenda cada vez mais sobre o mundo que a cerca.
Hoje nas escolas e na vida diária podemos perceber que as brincadeiras que fizeram parte da nossa infância não são mais praticadas. As crianças atuais estão confinadas em espaços cada vez menores, sem oportunidades de exploração, que tanto desenvolvem o cérebro e facilitam a aprendizagem.
Em sala de aula temos hoje crianças que não sabem compartilhar experiências e não sabem canalizar energias para organizar seus espaços, tornando-se assim mais passivas, produzindo muitas das vezes dificuldades de aprendizagem, problemas de auto-estima, relacionamento social e hiperatividade.
Então o que fazer?
Procurar motivar as crianças ao brincar, através de ambiente sensorial enriquecido, de forma a levar a criança a perceber melhor o mundo ao seu redor, desta forma pode-se desenvolver melhor a integração sensorial e a mesma vir a produzir de acordo com seu potencial intelectual.

Alguns sinais de problemas na integração sensorial.
1- Falta de força e tônus muscular, o que pode resultar em má postura e fadiga.
2- Má consciênica espacial e desenvolvimento pobre da pecepção de posição, resultando em insegurança durante os movimentos.
3- Falta de coordenação entre os olhos e o corpo, de modo que há uso ineficaz de informação visual para auxiliar no desempenho de ações.
5- Atenção de curta duração. A criança geralmente tem dificuldades em focalizar nas tarefas que precisa fazer.
6- Lentidão ao desempenhar ou aprender tarefas motoras novas, uma vez que precisa pensar sobre cada movimento que faz. Desejeitada, bate nas coisas ou cai muito parecendo não ver obstáculos no caminho.
7- Comportamento hepertivo; a dificuldade em concentração faz com que perceba todas as coisas ao mesmo tempo e não consiga se concentrar em uma só.
8- Sentido tátil mal desenvolvido,fazendo com que não goste de ser tocada, tenha difculdade em apender sobre a forma e textura das coisas. Por outro lado, pode não perceber seu espaço pessoal e toca demais as pessoas, chegando perto demais.
9- Criança extremamente dificil para se alimentar: só come comidas com um certo tipo de textura, ou na mesma temperatura.
10- Apresenta medo excessivo, isola-se.
11- Dificuldade em graduar a força que precisa para manipular objetos ou tocar pessoas.
12- Problemas em usar e entender linguagem, resultando em problemas na fala, leitura e escrita. Problemas na articulação da fala sem razão aparente.

Essas dificuldades tendem a aparecer tanto em casa quanto na escola. Podem não se relacionar bem com os companheiros ou ter de fazer um esforço muito grande para estarem ali juntos que não se divertem. Nem todos os sinais precisam estar juntos e geralmente não estão presentes ao mesmo tempo. A intensidade com que aparecem e o número de vezes que elas se apresentam é que vão determinar o quanto vão interferir nas habilidades de aprendizagem destas crianças.

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