domingo, 6 de fevereiro de 2011

Transtorno de Conduta

Transtorno de Conduta



Dentro da psiquiatria da infância e da Adolescência, hum dos Quadros Mais dez problemáticos Sido o chamado Transtorno de Conduta, anteriormente (e apropriadamente) chamado de Delinqüência, o qua se caracteriza Por repetitivo Padrão hum Persistente e desafiadora UO de Conduta anti-social Agressiva, , Por não SEIS Meses Mínimo (Segundo um CID10). E Problematico Diagnóstico e hum, exatamente Por situar-se nsa Limites da Psiquiatria com um bis moral Ética, SEM Contar como tentativas de atribuir à delinqüência Aspectos Políticos also.



Trata-se, SEM Dúvida, de hum Sério Problema EntreTanto, comportamental, muitos São OS Autores Que se recusam uma situação-lo Como UMA Doença, Uma patologia Capaz de isentar Seu Portador Responsabilidade civil da SEUS Por atos, Comum ESTA Responsabilidade um NOS Todos .



De Fato, soa um Estranho alguns psiquiatras uma necessidade de se considerar "Doença" Um Quadro Único Onde o sintoma e UMA inclinação voraz AO delito. No Mínimo, Seria bom de senso à medicina ter Que Mente in, parágrafo Problemas Médicos aplicam-se Soluções Médicas e parágrafo Problemas Éticos ... Aplicadas serviços devem éticas Soluções. Entendam Como Quiser ...



Pará serviços considerado Transtorno de Conduta, ESSE Tipo de Comportamento Problematico DEVE alcançar violações IMPORTANTES, «Além das Expectativas Indicato A Idade e da Pessoa, so as to, de Natureza Mais Que sepultura, travessuras OU rebeldia normal de um adolescente hum, Ainda Que extremamente enfadonhos. Este Comportamento Tipo delinqüencial Parece preocupar Muito Mais other OS Que fazer um Própria Criança OU adolescente Que Sofre perturbação da.



Seu Portador PoDE nao ter Consideração Pelos Sentimentos alheios, dos Direitos e Bem Estar Outros, Faltando-LHE UM Sentimento apropriado de culpa e Remorso Que caracteriza como "Boas Pessoas". Normalmente ha, Delinqüentes sas, Uma Demonstração de Comportamento insensível, podendo ter o Hábito de acusar SEUS companheiros e tentar culpar QUALQUÉR outra circunstância Pessoa OU SUAS Por Ações eventuais más. A baixa Tolerância uma das frustrações PESSOAS com Transtorno de Conduta favorece as crises de irritabilidade, explosões temperamentais e agressividade exagerada, parecendo, muitas Vezes, Uma Espécie de Comportamento vingativo e desaforado.



Entende-SE POR "Tolerância uma baixa frustrações" Uma incapacidade de tolerar in existenciais Dificuldades COMUNS uma Todas As PESSOAS Sociedade Que Vivem em, UMA Falta de CAPACIDADE in OS lidar com Problemas do COM OU cotidiano como Situações Onde Coisas como nao SAEM COM ACORDO de o Desejado.



Essas adolescentes Crianças OU UM costumam apresentar precocemente Comportamento violento, reagindo agressivamente uma Todos Tudo eA, supervalorizando o Prazer Exclusivo SEU, in Ainda Que detrimento do bem-Estar alheio.



Elas podem hum Exibir autor also Comportamento de Provocação, intimidação OU ameaça, podem iniciar Lutas freqüentemente Primeiros Cabos, inclusive com eventual USO OU Objetos de Armas capazes de causar Sério Dano físico, Como Por Exemplo, bastões e tacos, Tijolos, Garrafas quebradas, MESMO OU Facas Arma de Fogo.



Outra caracteristica não Comportamento do Portador de Transtorno de Conduta e uma crueldade com OUTRAS PESSOAS E / OU COM animais. Não É Raro Que uma Violência Física POSSA assumir uma forma de estupro, OU Agressão, CASOS other in, o homicídio.



O Padrão de Comportamento sem Transtorno de Conduta se caracteriza Pela violação dos Direitos Básicos dos Outros e das Regras Normas Sociais ou. ESSE Comportamento PoDE serviços in agrupado 4 Tipos principais:



Padrão comportamental do Indivíduo com Transtorno de Conduta



1. Conduta Agressiva Que Causa OU OUTRAS uma ameaça Danos e PESSOAS animais / OU;



2. Conduta Não-Agressiva, Mas Que Causa OU Perdas Danos um Propriedades;



3. defraudação e / OU furto e;



4. violações habituais de regras.



Como perturbações do Comportamento não Transtorno de Conduta acabam serios Por causar prejuízos não funcionamento social, ocupacional OU Acadêmico, favorecendo UMA Espécie de círculo vicioso: Transtornos de conduta, prejuízo Sócio-ocupacional, repressões Sociais, rebeldia, Mais Transtorno de Conduta. O Transtorno de Conduta e Diagnóstico da UM OU especialmente infantil da POIs Adolescência, DEPOIS DOS 18 Anos, persistindo Básicos OS Sintomas (contravenção), o Diagnóstico DEVE serviços parágrafo alterado Transtorno da Personalidade Anti-Social.



Outra caracteristica do Transtorno de Conduta e Que ESSE sociopático Padrão de Comportamento costuma Estar PRESENTE NUMA variedade de Contextos Sociais e nao apenas ALGUMAS in Circunstâncias, OU SEJA, nao tão Escola nd, nao tão sem lar, tão na Rua ... Por Exemplo, . O Portador Desse transtorno Causa Estar mal e Rebuliço NA COMUNIDADE in Geral.



O Diagnóstico de Transtorno de Conduta DEVE serviços Feito Muito cuidadosamente, vista in tendão uma possibilidade dos Serém Sintomas indício de Alguma outra patologia, Como Por Exemplo, o Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade, OU Retardo Mental, episodios maníacos do Transtorno afetivo bipolar UO MESMO uma Esquizofrenia. Devido a uma DAS PESSOAS COM CAPACIDADE Excelente Transtorno de Conduta manipular o Ambiente e dissimular SEUS comportamentos anti-Sociais, o psiquiatra Precisa recorrer informantes um parágrafo com Mais Precisão avaliar o QUADRO CLÍNICO.



Tambem uma destruição deliberada da Propriedade Alheia e um aspecto característico do Transtorno de Conduta, podendo INCLUIR uma Provocação deliberada de incendios com uma Intenção de causar serios Danos OU destruição de Propriedade de OUTRAS Maneiras, Como Por Exemplo, Vidros quebrar de Automóveis, praticar vandalismo nd Escola, etc Atualmente uma psiquiatria Tende um considerar Dois subtipos de Transtorno de Conduta com base nd idade de Início, Isto É, o Tipo com Início nd Infância e Tipo com Início nd Adolescência. Ambos OS subtipos podem ocorrer de 3 Formas: leve, severa OU Moderada.



Tipos Com Início nd Infância



Neste Tipo de Transtorno de Conduta hum dos Critérios de Diagnóstico (Veja adiante) e aparece Que elementos dos pingos 10 Anos. Os Portadores de Transtorno de Conduta com Início de Infância São nd, in Geral, faça sexo masculino, freqüentemente demonstram agressividade Física Outros parágrafo com, perturbados dez relacionamentos com pais SEUS, Colegas e Irmãos, podem ter concomitantemente hum Transtorno Desafiador Opositivo e, geralmente, Sintomas apresentam Que satisfazem de Todos os Critérios parágrafo Transtorno de Conduta pingos da Puberdade. indivíduos "esses" (Que satisfazem de Todos os Critérios parágrafo Transtorno de Conduta) mais propensos estao um desenvolverem o Transtorno da Personalidade Anti-Social idade adulta na.



Com Início nd Adolescência



Este Tipo de Transtorno de Conduta, ao Contrário do anterior, se caracteriza Pela Ausência de Sinais caracteristicos da Conduta dos sociopática "antes" 10 Anos de Idade. Em comparação com o Transtorno de Conduta com Início nd Infância, Menos sos indivíduos propensos estao um apresentar comportamentos agressivos e tendem relacionamentos ter Mais uma Normais COM SEUS Familiares e Colegas. QUANTO Mais Tardio para o Início do Quadro, Menos estao propensos a desenvolver PESSOAS UM de Transtorno da Personalidade Anti-Social idade adulta na. Aqui uma Homens e Mulheres Entre Incidência e Quase o MESMO.



Níveis de Gravidade Leve



Não leve Nível do Transtorno de Conduta HÁ poucos Problemas de Comportamento, Problemas e causam os tais Danos Pequenos uma relativamente Outros, Tais Como, Por Exemplo, mentiras, Gazetas à Escola, Permanência na Rua à Noite sem permissao.



Moderado



O numero de Problemas de Conduta EO Efeito Sobre OS Outros São Intermediários entre "folhas" e "severos", Onde JÁ furtos Haver PoDE SEM Confronto com uma vitima, vandalismo, OSU de fumo e / Droga outra UO.



Severo



Muitos Problemas de Conduta estao Presentes nd forma severa do Transtorno de Conduta, Problemas Danos Que causam consideráveis uma Outros, Como os tais, sexo Física Forcado, crueldade, OSU de arma, com Confronto Roubo com uma vitima arrombamento, e Invasão.



Classificação



UMa das Dúvidas de Quem nao familiarizado com estabele OS Transtornos de Conduta Onde sabre e, da psiquiatria Dentro, sos Quadros se classificam. ESSA Categoria de Diagnóstico e classificado naquilo Que chamamos de Transtornos de Comportamentos Disruptivos (TCDs), Segundo o DSM.IV. Os TCDs englobam o Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade, o Transtorno Desafiador e Opositivo EO Transtorno de Conduta, Dito propriamente, o soluço Código 312,8. Na CID.10 OS Transtorno de Conduta São chamados de Distúrbios de Conduta e estao Classificados Como UMA Categoria isolada nenhuma Código (Veja) F91.



Quando dissemos nenhuma Início Que OS Transtornos de Conduta se situam nsa Limites da psiquiatria com a moral eA Ética, e PORQUE o Diagnóstico Desses CASOS se Baseia Conceitos sociológicos in, Uma Vez Que se pautam NAS RELAÇÕES Que Conseqüências Sociais como divergentes e mal adaptadas podem ter Sobre a argüição das PESSOAS. O Comportamento de Portadores de Transtorno de Conduta e Definitivamente "mau" para Todos OS ENVOLVIDOS.



Com Freqüência o Resultado Desse Tipo de conduta, dos dissabores do Além da boa convivência social, acabam Investimentos Por determinar classes in especial de educação, colocações adotivos in lares, hospitais e psiquiátricas Clínicas e Programas de Tratamento de Abuso de substâncias da periculosidade, Cadeias, alem social de um qua Toda Sociedade se sujeita. cessos Que MESMO comportamentos da infância e Adolescência acabem com Desaparecer Por A Idade, muitas IMPORTANTES Vezes deixam cicatrículas policiais, Jurídicas, Sociais e Familiares Durante Toda A Idade adulta. Se persistirem as enguias (Transformando-se in Transtornos Anti-Social da Personalidade), uma Regra Será, será Perda de Emprego, crimes, Prisão e falhas terríveis de relacionamentos.



UMa Vez Que OS Transtornos de Conduta se apresentam, ha UMA Forte Tendência do REAGIR in entorno sócio-familiar, e ESSA Resposta da Família, da Escola, dos pares, do Sistema policial e da Justiça criminal podem Acompanhar uma Pessoa Toda uma Vida, empurrando Definitivamente, o Pará Um marginalidade.



Sintomas



Como dissemos, como PESSOAS com Transtorno de Conduta costumam ter empatia e Pouca Pouca preocupação Pelos Sentimentos, Desejos e dos Outros Bem Estar. Elas podem ter UMA Sensibilidade parágrafo grosseira como sentimentais e Questões Emocionais (dos Outros) e Sentimentos proprios nao possuem e apropriados de culpa, a Ética, Remorso OU moral. EntreTanto, Como essas PESSOAS São extremamente aprendem e Manipuladoras Que uma Expressão de culpa PoDE reduzir evitar punições UO, demonstrarem in nao titubeiam Remorso semper Que ISSO Benefício in resultar proprio.



Por Outro Lado, costumam delatar facilmente companheiros e tentar culpar SEUS OUTRAS PESSOAS Por SEUS atos. UMa Caracteristica marcante Nesse Quadro e uma baixíssima Tolerância à frustração, irritabilidade, Acessos de Raiva e imprudência quando contrariados. O Transtorno de Conduta estabele freqüentemente Associado COM UM Início precoce de Comportamento sexual, consumo de Álcool, OSU de substâncias ilícitas e atos imprudentes e arriscados.



Os comportamentos do Transtorno de Conduta podem Levar uma suspensão OU expulsão da Escola, Problemas de Ajustamento não Trabalho, Legais Dificuldades, Doenças Sexualmente transmissíveis, Gravidez nao planejada e Lutas Por Ferimentos Acidentes Primeiros Cabos ou.



Os Sintomas do transtorno variam com A Idade, à Medida Que o Indivíduo DESENVOLVE Maior Força Física, capacidades cognitivas e maturidade sexual. Comportamentos Menos severos (por ex., mentir, furtar Lojas in, in Lutas Primeiros Cabos ENTRAR) tendem Primeiro um emergir, outros enquanto (por ex., Roubo, estupro ...) tendem um manifestar-se Mais Tarde. EntreTanto, Amplas Diferenças existem indivíduos Entre os, Sendo Que alguns se envolvem comportamentos prejudiciais Mais in in UMA idade precoce Mais.



Curso e Prevalência



O Diagnóstico de Transtorno de Conduta e de suma importância, vista in tendão o grande numero de encaminhamentos psiquiátricos motivados Por comportamentos anti-Sociais e agressivos, notadamente DEPOIS da Criação do Estatuto do Menor e do Adolescente.



Interessa AO Sistema (Família, Juizado de Menores e Polícia Ordem Nessa,) Que adolescentes problemáticos sejam deixados EAo Cuidados Médicos e psiquiátricos, poupando à muitos o dissabor de deparar-se com o Fato de "nao ter Fazer O Que". importancia da Boa Parte do Diagnóstico estabeleci nenhum de Fato, Muito freqüentemente, o Transtorno de Conduta precursor hum serviços do Transtorno Anti-social Adulto não.



De Geral modo, e Muito INCOMUM encontrar hum Adulto com Transtorno da Personalidade Anti-social nd Ausência de UMA História pregressa Transtorno de Conduta nd Adolescência OU infância. Atuarem dos modismos Atrelados AO Comportamento inconseqüente e irrequieto da juventude, como Estatísticas Sobre a delinqüência refletem o Fato de Que, embora Algum Tipo de Comportamento Delinquente SEJA relativamente Adolescência Comum nd, eh apenas Pequeno percentual de Jovens Torna-se anti OU infractor Crónico-social DEPOIS de Adulto.



Traduza Alguma Crença de Que o Transtorno de Conduta SEJA Mais classes Frequente NAS Sociais Mais Baixas, Famílias in notadamente Que apresentam, concomitantemente, instabilidade familiar, desorganização social, alta Mortalidade infantil e Incidência de Doenças Mais alta Mentais sepulturas.



EntreTanto, ESSA Não É UMA Opinião unanime, acreditando-se Que Entre o Comportamento delinqüencial das classes Mais Baixas e Altas Mais Diferenças hajam apenas não MoDo de Apresentação do Comportamento, sugerindo ASSIM UMA Idéia falsa OS de Que Mais Pobres Mais dez ESSE transtorno.



A Prevalência do Transtorno de Conduta NAS TEM aumentado Últimas Décadas, podendo serviços Circunstâncias Urbanas in superior, com uma comparação in rural. Como taxas variam amplamente, MAS temperatura registradas Sido, parágrafo OS Homens com Menos de 18 Anos, Que taxas variam de 6 a 16%; Pará como Mulheres, como taxas Vão de 2% a 9. O Transtorno de Conduta PoDE se iniciar EAo JÁ 5 ou 6 anos de idade, MAS habitualmente aparece AO final da infância OU Início da Adolescência.



epidêmico Início O OS 16 Anos Raro é. Alguns pesquisadores creem Que uma maioria dos Portadores o Transtorno de Conduta Apresenta remissão nd idade adulta, EntreTanto, acreditamos Que ESSA Visão otimista reflita Mais hum Erro de Diagnóstico Que UMA Evolução benéfica do Quadro. O Início Muito precoce indica prognóstico Pior hum hum e Risco aumentado de Transtorno Anti-Social e da Personalidade / OU Transtornos Relacionados um Substâncias nd Vida adulta. Como nao apresentam PESSOAS Mais Que o Quadro delinqüencial DEPOIS de Adulto ERAM exatamente, AQUELAS tinham Que ESSA postural motivada Por modismo OU AO adequação Grupo social.



De Fato, nao se Tratava de Transtorno de Conduta propriamente Dito. E Por Que ISSO muitos indivíduos com Transtorno de Conduta, particularmente aqueles com Início nd Adolescência e aqueles com Sintomas Mais hum conseguem folhas Ajustamento satisfatório e sociais Profissional nd adulta Idade. De Verdade, Uma proporção substancial de PESSOAS diagnosticadas com o Transtorno de Conduta continuação apresentando, Na idade adulta, proprios comportamentos do Transtorno Anti-Social da Personalidade.



Diagnóstico



O Diagnóstico de distúrbio de Conduta DEVE serviços Feito somente se o Comportamento hum Por anti-social continuar 'Período de Pelo Menos SEIS Meses, e hum representar ASSIM Padrão repetitivo e Persistente. Devem Estar Presentes ALGUMAS Características IMPORTANTES par o Diagnóstico:





Características par o Diagnóstico (Duração Pelo Menos 6 meses)



1. Roubo com confrontação SEM uma vitima in Mais de UMA OCASIÃO (Incluindo Falsificação).



2. Fuga de casa Durante A Noite, Pelo Menos Duas Vezes enquanto Vivendo nd casa dos pais (adotivo UM OU in lar) OU SEM UMA retornar Vez.



3. Mentira Frequente (por Motivo Que nao parágrafo evitar Abuso Físico OU sexual).



4. Envolvimento deliberadamente in provocações de Incêndio.



5. Gazetas freqüentemente Escola nd (para Pessoa Mais velha, Ausência AO Trabalho).



6. Violação de casa, Edifício OU UMA Carro de outra Pessoa.



7. Destruição deliberadamente de Propriedade Alheia (Que nao Por Provocação de Incêndio).



8. Crueldade com animais Física.



9. FORCAR Alguma Atividade sexual com ELA OU ele.



10. Uso de arma in Mais de UMA briga.



11. Lutas Freqüentemente Físicas inicia.



12. Roubo com confrontação da vitima (por Exemplo: assalto, Roubo de Carteira, extorsão, Roubo a mao armada).



13. Crueldade com PESSOAS Física.



Causas



Nao estabele estabelecido Ainda UMA Causa Única n. o Transtorno de Conduta. UMa multiplicidade de Diferentes Tipos de estressores Sociais eA vulnerabilidade de Personalidade Parece com Associado sos comportamentos anti-Sociais. Durante muitos Anos, como Teorias Sobre ERAM comportamentos de Natureza Sociológica. O Princípio básico Desta Tendência afirmativa era Que Socialmente Jovens e desprivilegiados Economicamente, incapazes de adquirirem Sucesso atraves de Meios legítimos e Socialmente aceitos, se voltariam crime o par.



Atualmente OS dez sociólogos se Mostrado Mais dispostos Como considerar uma Fatores causais uma Integração Entre Características indivíduos e Forças Ambientais (Veja Elementos Históricos in Personalidade Criminosas). Certamente devem influenciar nenhuma Desenvolvimento do Transtorno de Conduta como atitudes e comportamentos Familiares, ASSIM Como um Exclusão Sócio-Econômica, a Má Distribuição de Rendas, um dos Valores Inversão, uma desestrutura familiar e SEM UM Mais numero de Ocorrências Sociais, Políticas e Econômicas propaladas Por pesquisadores das Mais variadas áreas.



De QUALQUÉR forma essas tentativas de Explicações causais São semper Muito vagas e imprecisas. Difícil e estabelecer Claras RELAÇÕES causais Entre Familiares condições adversas e caóticas com delinqüência POIs, Como se EM MEDICINA Exige, nao se observa Constância Dessa satisfatória e Regra, muitas Vezes, provenientes de Jovens Famílias conturbadas OU MESMO SEM nao Famílias desenvolvem uma delinqüência, enquanto SEUS Irmãos, Que vivenciam o MESMO Ambiente sim.



Observa-se, Estatísticas Diversas in variavelmente, Que muitos pais de Delinqüentes sofrem de psicopatologias, ASSIM Como Histórias de Crianças com perturbações comportamentais podem Revelar sepulturas, muitas Vezes, hum Quadro de Abuso Físico e / OU Adultos Por sexuais, pais e padrastos geralmente OS .



Existem Estudos mostrando Certos RELAÇÕES Entre Tipos de Violência e Transtornos episódica do SNC (Veja Violência e Psiquiatria), particularmente do Sistema Límbico. Alguns Portadores de Transtornos de Conduta podem Sorting Ordenação, sem Exame clínico, Sinais e Sintomas indicativos de sândalo Tipo de Disfunção cerebral.



UMa das Ocorrências neuropsiquiátricas Mais comumente encontradas nsa Transtornos de Conduta e com o de hiperatividade Déficit de Atenção, OUTRAS Vezes o Diagnóstico se confunde com CASOS atípicos de Depressão grave in Crianças e Adolescentes.



Tratamento



Um dos Fatores Que Mais desanimam um in Psiquiatria Relação EAo Portadores de Transtornos de Conduta e O Fato de softwares antigos Haver nao Efetivo Tratamento e reconhecido especificamente parágrafo ESSE Estado. Este hum e contribui Que Fator, significativamente, parágrafo alguns Autores nao considerarem Este MoDo de REAGIR A Vida Como Doença. Tratar-se-ia de UMA alteração qualitativa do carater Que caracteriza UMA Maneira de serviços, nao eh exatamente Processo patológico Desenvolvimento ou.



Evidentemente quando ESSE Transtorno de Conduta reflete UMA Depressão Monism Monismo OU UMA hiperatividade o Tratamento e dirigido parágrafo ESTADOS cessos patológicos e de base, a Claro e, o prognóstico e Melhor substancialmente (Veja Tratamento da Depressão Infantil e da hiperatividade). Outros dez Programas tentado lidar com o Comportamento disruptivo Dessas Fármacos Crianças com, Tais Como o Carbonato de Lítio, um Antidepressivos OU carbamazepina, Conforme o Caso. O Sucesso Não Tem Sido Muito Animador



referir parágrafo:Transtorno de Conduta




Dentro da psiquiatria da infância e da Adolescência, hum dos Quadros Mais dez problemáticos Sido o chamado Transtorno de Conduta, anteriormente (e apropriadamente) chamado de Delinqüência, o qua se caracteriza Por repetitivo Padrão hum Persistente e desafiadora UO de Conduta anti-social Agressiva, , Por não SEIS Meses Mínimo (Segundo um CID10). E Problematico Diagnóstico e hum, exatamente Por situar-se nsa Limites da Psiquiatria com um bis moral Ética, SEM Contar como tentativas de atribuir à delinqüência Aspectos Políticos also.



Trata-se, SEM Dúvida, de hum Sério Problema EntreTanto, comportamental, muitos São OS Autores Que se recusam uma situação-lo Como UMA Doença, Uma patologia Capaz de isentar Seu Portador Responsabilidade civil da SEUS Por atos, Comum ESTA Responsabilidade um NOS Todos .



De Fato, soa um Estranho alguns psiquiatras uma necessidade de se considerar "Doença" Um Quadro Único Onde o sintoma e UMA inclinação voraz AO delito. No Mínimo, Seria bom de senso à medicina ter Que Mente in, parágrafo Problemas Médicos aplicam-se Soluções Médicas e parágrafo Problemas Éticos ... Aplicadas serviços devem éticas Soluções. Entendam Como Quiser ...



Pará serviços considerado Transtorno de Conduta, ESSE Tipo de Comportamento Problematico DEVE alcançar violações IMPORTANTES, «Além das Expectativas Indicato A Idade e da Pessoa, so as to, de Natureza Mais Que sepultura, travessuras OU rebeldia normal de um adolescente hum, Ainda Que extremamente enfadonhos. Este Comportamento Tipo delinqüencial Parece preocupar Muito Mais other OS Que fazer um Própria Criança OU adolescente Que Sofre perturbação da.



Seu Portador PoDE nao ter Consideração Pelos Sentimentos alheios, dos Direitos e Bem Estar Outros, Faltando-LHE UM Sentimento apropriado de culpa e Remorso Que caracteriza como "Boas Pessoas". Normalmente ha, Delinqüentes sas, Uma Demonstração de Comportamento insensível, podendo ter o Hábito de acusar SEUS companheiros e tentar culpar QUALQUÉR outra circunstância Pessoa OU SUAS Por Ações eventuais más. A baixa Tolerância uma das frustrações PESSOAS com Transtorno de Conduta favorece as crises de irritabilidade, explosões temperamentais e agressividade exagerada, parecendo, muitas Vezes, Uma Espécie de Comportamento vingativo e desaforado.



Entende-SE POR "Tolerância uma baixa frustrações" Uma incapacidade de tolerar in existenciais Dificuldades COMUNS uma Todas As PESSOAS Sociedade Que Vivem em, UMA Falta de CAPACIDADE in OS lidar com Problemas do COM OU cotidiano como Situações Onde Coisas como nao SAEM COM ACORDO de o Desejado.



Essas adolescentes Crianças OU UM costumam apresentar precocemente Comportamento violento, reagindo agressivamente uma Todos Tudo eA, supervalorizando o Prazer Exclusivo SEU, in Ainda Que detrimento do bem-Estar alheio.



Elas podem hum Exibir autor also Comportamento de Provocação, intimidação OU ameaça, podem iniciar Lutas freqüentemente Primeiros Cabos, inclusive com eventual USO OU Objetos de Armas capazes de causar Sério Dano físico, Como Por Exemplo, bastões e tacos, Tijolos, Garrafas quebradas, MESMO OU Facas Arma de Fogo.



Outra caracteristica não Comportamento do Portador de Transtorno de Conduta e uma crueldade com OUTRAS PESSOAS E / OU COM animais. Não É Raro Que uma Violência Física POSSA assumir uma forma de estupro, OU Agressão, CASOS other in, o homicídio.



O Padrão de Comportamento sem Transtorno de Conduta se caracteriza Pela violação dos Direitos Básicos dos Outros e das Regras Normas Sociais ou. ESSE Comportamento PoDE serviços in agrupado 4 Tipos principais:



Padrão comportamental do Indivíduo com Transtorno de Conduta



1. Conduta Agressiva Que Causa OU OUTRAS uma ameaça Danos e PESSOAS animais / OU;



2. Conduta Não-Agressiva, Mas Que Causa OU Perdas Danos um Propriedades;



3. defraudação e / OU furto e;



4. violações habituais de regras.



Como perturbações do Comportamento não Transtorno de Conduta acabam serios Por causar prejuízos não funcionamento social, ocupacional OU Acadêmico, favorecendo UMA Espécie de círculo vicioso: Transtornos de conduta, prejuízo Sócio-ocupacional, repressões Sociais, rebeldia, Mais Transtorno de Conduta. O Transtorno de Conduta e Diagnóstico da UM OU especialmente infantil da POIs Adolescência, DEPOIS DOS 18 Anos, persistindo Básicos OS Sintomas (contravenção), o Diagnóstico DEVE serviços parágrafo alterado Transtorno da Personalidade Anti-Social.



Outra caracteristica do Transtorno de Conduta e Que ESSE sociopático Padrão de Comportamento costuma Estar PRESENTE NUMA variedade de Contextos Sociais e nao apenas ALGUMAS in Circunstâncias, OU SEJA, nao tão Escola nd, nao tão sem lar, tão na Rua ... Por Exemplo, . O Portador Desse transtorno Causa Estar mal e Rebuliço NA COMUNIDADE in Geral.



O Diagnóstico de Transtorno de Conduta DEVE serviços Feito Muito cuidadosamente, vista in tendão uma possibilidade dos Serém Sintomas indício de Alguma outra patologia, Como Por Exemplo, o Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade, OU Retardo Mental, episodios maníacos do Transtorno afetivo bipolar UO MESMO uma Esquizofrenia. Devido a uma DAS PESSOAS COM CAPACIDADE Excelente Transtorno de Conduta manipular o Ambiente e dissimular SEUS comportamentos anti-Sociais, o psiquiatra Precisa recorrer informantes um parágrafo com Mais Precisão avaliar o QUADRO CLÍNICO.



Tambem uma destruição deliberada da Propriedade Alheia e um aspecto característico do Transtorno de Conduta, podendo INCLUIR uma Provocação deliberada de incendios com uma Intenção de causar serios Danos OU destruição de Propriedade de OUTRAS Maneiras, Como Por Exemplo, Vidros quebrar de Automóveis, praticar vandalismo nd Escola, etc Atualmente uma psiquiatria Tende um considerar Dois subtipos de Transtorno de Conduta com base nd idade de Início, Isto É, o Tipo com Início nd Infância e Tipo com Início nd Adolescência. Ambos OS subtipos podem ocorrer de 3 Formas: leve, severa OU Moderada.



Tipos Com Início nd Infância



Neste Tipo de Transtorno de Conduta hum dos Critérios de Diagnóstico (Veja adiante) e aparece Que elementos dos pingos 10 Anos. Os Portadores de Transtorno de Conduta com Início de Infância São nd, in Geral, faça sexo masculino, freqüentemente demonstram agressividade Física Outros parágrafo com, perturbados dez relacionamentos com pais SEUS, Colegas e Irmãos, podem ter concomitantemente hum Transtorno Desafiador Opositivo e, geralmente, Sintomas apresentam Que satisfazem de Todos os Critérios parágrafo Transtorno de Conduta pingos da Puberdade. indivíduos "esses" (Que satisfazem de Todos os Critérios parágrafo Transtorno de Conduta) mais propensos estao um desenvolverem o Transtorno da Personalidade Anti-Social idade adulta na.



Com Início nd Adolescência



Este Tipo de Transtorno de Conduta, ao Contrário do anterior, se caracteriza Pela Ausência de Sinais caracteristicos da Conduta dos sociopática "antes" 10 Anos de Idade. Em comparação com o Transtorno de Conduta com Início nd Infância, Menos sos indivíduos propensos estao um apresentar comportamentos agressivos e tendem relacionamentos ter Mais uma Normais COM SEUS Familiares e Colegas. QUANTO Mais Tardio para o Início do Quadro, Menos estao propensos a desenvolver PESSOAS UM de Transtorno da Personalidade Anti-Social idade adulta na. Aqui uma Homens e Mulheres Entre Incidência e Quase o MESMO.



Níveis de Gravidade Leve



Não leve Nível do Transtorno de Conduta HÁ poucos Problemas de Comportamento, Problemas e causam os tais Danos Pequenos uma relativamente Outros, Tais Como, Por Exemplo, mentiras, Gazetas à Escola, Permanência na Rua à Noite sem permissao.



Moderado



O numero de Problemas de Conduta EO Efeito Sobre OS Outros São Intermediários entre "folhas" e "severos", Onde JÁ furtos Haver PoDE SEM Confronto com uma vitima, vandalismo, OSU de fumo e / Droga outra UO.



Severo



Muitos Problemas de Conduta estao Presentes nd forma severa do Transtorno de Conduta, Problemas Danos Que causam consideráveis uma Outros, Como os tais, sexo Física Forcado, crueldade, OSU de arma, com Confronto Roubo com uma vitima arrombamento, e Invasão.



Classificação



UMa das Dúvidas de Quem nao familiarizado com estabele OS Transtornos de Conduta Onde sabre e, da psiquiatria Dentro, sos Quadros se classificam. ESSA Categoria de Diagnóstico e classificado naquilo Que chamamos de Transtornos de Comportamentos Disruptivos (TCDs), Segundo o DSM.IV. Os TCDs englobam o Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade, o Transtorno Desafiador e Opositivo EO Transtorno de Conduta, Dito propriamente, o soluço Código 312,8. Na CID.10 OS Transtorno de Conduta São chamados de Distúrbios de Conduta e estao Classificados Como UMA Categoria isolada nenhuma Código (Veja) F91.



Quando dissemos nenhuma Início Que OS Transtornos de Conduta se situam nsa Limites da psiquiatria com a moral eA Ética, e PORQUE o Diagnóstico Desses CASOS se Baseia Conceitos sociológicos in, Uma Vez Que se pautam NAS RELAÇÕES Que Conseqüências Sociais como divergentes e mal adaptadas podem ter Sobre a argüição das PESSOAS. O Comportamento de Portadores de Transtorno de Conduta e Definitivamente "mau" para Todos OS ENVOLVIDOS.



Com Freqüência o Resultado Desse Tipo de conduta, dos dissabores do Além da boa convivência social, acabam Investimentos Por determinar classes in especial de educação, colocações adotivos in lares, hospitais e psiquiátricas Clínicas e Programas de Tratamento de Abuso de substâncias da periculosidade, Cadeias, alem social de um qua Toda Sociedade se sujeita. cessos Que MESMO comportamentos da infância e Adolescência acabem com Desaparecer Por A Idade, muitas IMPORTANTES Vezes deixam cicatrículas policiais, Jurídicas, Sociais e Familiares Durante Toda A Idade adulta. Se persistirem as enguias (Transformando-se in Transtornos Anti-Social da Personalidade), uma Regra Será, será Perda de Emprego, crimes, Prisão e falhas terríveis de relacionamentos.



UMa Vez Que OS Transtornos de Conduta se apresentam, ha UMA Forte Tendência do REAGIR in entorno sócio-familiar, e ESSA Resposta da Família, da Escola, dos pares, do Sistema policial e da Justiça criminal podem Acompanhar uma Pessoa Toda uma Vida, empurrando Definitivamente, o Pará Um marginalidade.



Sintomas



Como dissemos, como PESSOAS com Transtorno de Conduta costumam ter empatia e Pouca Pouca preocupação Pelos Sentimentos, Desejos e dos Outros Bem Estar. Elas podem ter UMA Sensibilidade parágrafo grosseira como sentimentais e Questões Emocionais (dos Outros) e Sentimentos proprios nao possuem e apropriados de culpa, a Ética, Remorso OU moral. EntreTanto, Como essas PESSOAS São extremamente aprendem e Manipuladoras Que uma Expressão de culpa PoDE reduzir evitar punições UO, demonstrarem in nao titubeiam Remorso semper Que ISSO Benefício in resultar proprio.



Por Outro Lado, costumam delatar facilmente companheiros e tentar culpar SEUS OUTRAS PESSOAS Por SEUS atos. UMa Caracteristica marcante Nesse Quadro e uma baixíssima Tolerância à frustração, irritabilidade, Acessos de Raiva e imprudência quando contrariados. O Transtorno de Conduta estabele freqüentemente Associado COM UM Início precoce de Comportamento sexual, consumo de Álcool, OSU de substâncias ilícitas e atos imprudentes e arriscados.



Os comportamentos do Transtorno de Conduta podem Levar uma suspensão OU expulsão da Escola, Problemas de Ajustamento não Trabalho, Legais Dificuldades, Doenças Sexualmente transmissíveis, Gravidez nao planejada e Lutas Por Ferimentos Acidentes Primeiros Cabos ou.



Os Sintomas do transtorno variam com A Idade, à Medida Que o Indivíduo DESENVOLVE Maior Força Física, capacidades cognitivas e maturidade sexual. Comportamentos Menos severos (por ex., mentir, furtar Lojas in, in Lutas Primeiros Cabos ENTRAR) tendem Primeiro um emergir, outros enquanto (por ex., Roubo, estupro ...) tendem um manifestar-se Mais Tarde. EntreTanto, Amplas Diferenças existem indivíduos Entre os, Sendo Que alguns se envolvem comportamentos prejudiciais Mais in in UMA idade precoce Mais.



Curso e Prevalência



O Diagnóstico de Transtorno de Conduta e de suma importância, vista in tendão o grande numero de encaminhamentos psiquiátricos motivados Por comportamentos anti-Sociais e agressivos, notadamente DEPOIS da Criação do Estatuto do Menor e do Adolescente.



Interessa AO Sistema (Família, Juizado de Menores e Polícia Ordem Nessa,) Que adolescentes problemáticos sejam deixados EAo Cuidados Médicos e psiquiátricos, poupando à muitos o dissabor de deparar-se com o Fato de "nao ter Fazer O Que". importancia da Boa Parte do Diagnóstico estabeleci nenhum de Fato, Muito freqüentemente, o Transtorno de Conduta precursor hum serviços do Transtorno Anti-social Adulto não.



De Geral modo, e Muito INCOMUM encontrar hum Adulto com Transtorno da Personalidade Anti-social nd Ausência de UMA História pregressa Transtorno de Conduta nd Adolescência OU infância. Atuarem dos modismos Atrelados AO Comportamento inconseqüente e irrequieto da juventude, como Estatísticas Sobre a delinqüência refletem o Fato de Que, embora Algum Tipo de Comportamento Delinquente SEJA relativamente Adolescência Comum nd, eh apenas Pequeno percentual de Jovens Torna-se anti OU infractor Crónico-social DEPOIS de Adulto.



Traduza Alguma Crença de Que o Transtorno de Conduta SEJA Mais classes Frequente NAS Sociais Mais Baixas, Famílias in notadamente Que apresentam, concomitantemente, instabilidade familiar, desorganização social, alta Mortalidade infantil e Incidência de Doenças Mais alta Mentais sepulturas.



EntreTanto, ESSA Não É UMA Opinião unanime, acreditando-se Que Entre o Comportamento delinqüencial das classes Mais Baixas e Altas Mais Diferenças hajam apenas não MoDo de Apresentação do Comportamento, sugerindo ASSIM UMA Idéia falsa OS de Que Mais Pobres Mais dez ESSE transtorno.



A Prevalência do Transtorno de Conduta NAS TEM aumentado Últimas Décadas, podendo serviços Circunstâncias Urbanas in superior, com uma comparação in rural. Como taxas variam amplamente, MAS temperatura registradas Sido, parágrafo OS Homens com Menos de 18 Anos, Que taxas variam de 6 a 16%; Pará como Mulheres, como taxas Vão de 2% a 9. O Transtorno de Conduta PoDE se iniciar EAo JÁ 5 ou 6 anos de idade, MAS habitualmente aparece AO final da infância OU Início da Adolescência.



epidêmico Início O OS 16 Anos Raro é. Alguns pesquisadores creem Que uma maioria dos Portadores o Transtorno de Conduta Apresenta remissão nd idade adulta, EntreTanto, acreditamos Que ESSA Visão otimista reflita Mais hum Erro de Diagnóstico Que UMA Evolução benéfica do Quadro. O Início Muito precoce indica prognóstico Pior hum hum e Risco aumentado de Transtorno Anti-Social e da Personalidade / OU Transtornos Relacionados um Substâncias nd Vida adulta. Como nao apresentam PESSOAS Mais Que o Quadro delinqüencial DEPOIS de Adulto ERAM exatamente, AQUELAS tinham Que ESSA postural motivada Por modismo OU AO adequação Grupo social.



De Fato, nao se Tratava de Transtorno de Conduta propriamente Dito. E Por Que ISSO muitos indivíduos com Transtorno de Conduta, particularmente aqueles com Início nd Adolescência e aqueles com Sintomas Mais hum conseguem folhas Ajustamento satisfatório e sociais Profissional nd adulta Idade. De Verdade, Uma proporção substancial de PESSOAS diagnosticadas com o Transtorno de Conduta continuação apresentando, Na idade adulta, proprios comportamentos do Transtorno Anti-Social da Personalidade.



Diagnóstico



O Diagnóstico de distúrbio de Conduta DEVE serviços Feito somente se o Comportamento hum Por anti-social continuar 'Período de Pelo Menos SEIS Meses, e hum representar ASSIM Padrão repetitivo e Persistente. Devem Estar Presentes ALGUMAS Características IMPORTANTES par o Diagnóstico:





Características par o Diagnóstico (Duração Pelo Menos 6 meses)



1. Roubo com confrontação SEM uma vitima in Mais de UMA OCASIÃO (Incluindo Falsificação).



2. Fuga de casa Durante A Noite, Pelo Menos Duas Vezes enquanto Vivendo nd casa dos pais (adotivo UM OU in lar) OU SEM UMA retornar Vez.



3. Mentira Frequente (por Motivo Que nao parágrafo evitar Abuso Físico OU sexual).



4. Envolvimento deliberadamente in provocações de Incêndio.



5. Gazetas freqüentemente Escola nd (para Pessoa Mais velha, Ausência AO Trabalho).



6. Violação de casa, Edifício OU UMA Carro de outra Pessoa.



7. Destruição deliberadamente de Propriedade Alheia (Que nao Por Provocação de Incêndio).



8. Crueldade com animais Física.



9. FORCAR Alguma Atividade sexual com ELA OU ele.



10. Uso de arma in Mais de UMA briga.



11. Lutas Freqüentemente Físicas inicia.



12. Roubo com confrontação da vitima (por Exemplo: assalto, Roubo de Carteira, extorsão, Roubo a mao armada).



13. Crueldade com PESSOAS Física.



Causas



Nao estabele estabelecido Ainda UMA Causa Única n. o Transtorno de Conduta. UMa multiplicidade de Diferentes Tipos de estressores Sociais eA vulnerabilidade de Personalidade Parece com Associado sos comportamentos anti-Sociais. Durante muitos Anos, como Teorias Sobre ERAM comportamentos de Natureza Sociológica. O Princípio básico Desta Tendência afirmativa era Que Socialmente Jovens e desprivilegiados Economicamente, incapazes de adquirirem Sucesso atraves de Meios legítimos e Socialmente aceitos, se voltariam crime o par.



Atualmente OS dez sociólogos se Mostrado Mais dispostos Como considerar uma Fatores causais uma Integração Entre Características indivíduos e Forças Ambientais (Veja Elementos Históricos in Personalidade Criminosas). Certamente devem influenciar nenhuma Desenvolvimento do Transtorno de Conduta como atitudes e comportamentos Familiares, ASSIM Como um Exclusão Sócio-Econômica, a Má Distribuição de Rendas, um dos Valores Inversão, uma desestrutura familiar e SEM UM Mais numero de Ocorrências Sociais, Políticas e Econômicas propaladas Por pesquisadores das Mais variadas áreas.



De QUALQUÉR forma essas tentativas de Explicações causais São semper Muito vagas e imprecisas. Difícil e estabelecer Claras RELAÇÕES causais Entre Familiares condições adversas e caóticas com delinqüência POIs, Como se EM MEDICINA Exige, nao se observa Constância Dessa satisfatória e Regra, muitas Vezes, provenientes de Jovens Famílias conturbadas OU MESMO SEM nao Famílias desenvolvem uma delinqüência, enquanto SEUS Irmãos, Que vivenciam o MESMO Ambiente sim.



Observa-se, Estatísticas Diversas in variavelmente, Que muitos pais de Delinqüentes sofrem de psicopatologias, ASSIM Como Histórias de Crianças com perturbações comportamentais podem Revelar sepulturas, muitas Vezes, hum Quadro de Abuso Físico e / OU Adultos Por sexuais, pais e padrastos geralmente OS .



Existem Estudos mostrando Certos RELAÇÕES Entre Tipos de Violência e Transtornos episódica do SNC (Veja Violência e Psiquiatria), particularmente do Sistema Límbico. Alguns Portadores de Transtornos de Conduta podem Sorting Ordenação, sem Exame clínico, Sinais e Sintomas indicativos de sândalo Tipo de Disfunção cerebral.



UMa das Ocorrências neuropsiquiátricas Mais comumente encontradas nsa Transtornos de Conduta e com o de hiperatividade Déficit de Atenção, OUTRAS Vezes o Diagnóstico se confunde com CASOS atípicos de Depressão grave in Crianças e Adolescentes.



Tratamento




Um dos Fatores Que Mais desanimam um in Psiquiatria Relação EAo Portadores de Transtornos de Conduta e O Fato de softwares antigos Haver nao Efetivo Tratamento e reconhecido especificamente parágrafo ESSE Estado. Este hum e contribui Que Fator, significativamente, parágrafo alguns Autores nao considerarem Este MoDo de REAGIR A Vida Como Doença. Tratar-se-ia de UMA alteração qualitativa do carater Que caracteriza UMA Maneira de serviços, nao eh exatamente Processo patológico Desenvolvimento ou.



Evidentemente quando ESSE Transtorno de Conduta reflete UMA Depressão Monism Monismo OU UMA hiperatividade o Tratamento e dirigido parágrafo ESTADOS cessos patológicos e de base, a Claro e, o prognóstico e Melhor substancialmente (Veja Tratamento da Depressão Infantil e da hiperatividade). Outros dez Programas tentado lidar com o Comportamento disruptivo Dessas Fármacos Crianças com, Tais Como o Carbonato de Lítio, um Antidepressivos OU carbamazepina, Conforme o Caso. O Sucesso Não Tem Sido Muito Animador




referir parágrafo:



Ballone GJ, Moura EC - Transtornos de Conduta - in PsiqWeb, Internet, Disponível em www.psiqweb.med.br, revisto in 2008.






Ballone GJ, Moura EC - Transtornos de Conduta - in PsiqWeb, Internet, Disponível em www.psiqweb.med.br, revisto in 2008.





Nenhum comentário: