sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fundamentos da Psicopedagoia

Nossa psicopedagogia surgiu a partir de estudos do professor Jorge Visca (Argentino), que propôs estudos baseados no que chamou de epistemologia convergente, resultado da assimilação reciproca de conheciemntos fundamentados no construtivismo, estruturalismo construtivista e no interacionalismo. É considerado o pai da psicopedagogia e foi ele que em 1979 introduziu no Rio de Janeiro a primeira geração de psicopedagogos, fundando a Associação de Psicopedagogia de São Paulo e a Associação de Psicopedagogia do Brasil. Faleceu em 2000, mas deixou sua marca inconfundível.
Através de seus estudos podemos dizer que para compreender o sujeito que aprende devemos preparar nosso olhar para além do produto ou seja, o sujeto, e perceber como se dá a aprendizagem, o interesse pela mesma, valorizando as dificuldades de caráter cognitivo para asssim poder compreender como acontece o processo de aprender.
"Eu acho que a aprendizagem, para uma pessoa, abre caminho da vida, do mundo, das possibilidades até de ser feliz.." ( VISCA,1991)

Nenhum comentário: