terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALUNO É TRANSITÓRIO, FILHO É PARA SEMPRE...

Aluno é transitório, filho é para sempre...



Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/09..


O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy, Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso", Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.

Em pesquisa realizada em março de 2006, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.


· 1º- lugar: Sigmund Freud;

· 2º- lugar: Gustav Jung;

· 3º- Lugar: Içami Tiba

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre. Pais de Alta Performance acompanham não só passo a passo seus negócios como também o caminhar e o desenvolver dos filhos na escola e dentro de casa.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar em um quarto onde tenham internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser, passar o dia todo em hospital de queimados.


4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

Seu filho está preocupado ou sofrendo? Envie-lhe um torpedo perguntando como está e exija resposta mais longa do que um “tudo bem”, para agendar um encontro, quem sabe numa lanchonete, para almoçarem juntos e compartilharem este momento que pode ser o ponto de virada entre o bom e o mal resultado...

Afinal, são os filhos que vão nos sustentar na velhice, nas doenças da longevidade, além de perpetuar o nosso DNA pelo mundo afora.

11. Cuidado! Pais ocupados, filhos distantes! Um dos pontos fracos da educação familiar hoje é a dificuldade que os pais encontram de passar um padrão ético, regido pelo equilíbrio entre o poder e o dever. Crianças até podem não guardar os brinquedos após terminar a brincadeira, mas devem guardá-los para deixar o local da brincadeira em ordem para que outros possam usá-lo. O princípio fundamental da cidadania familiar é: não se deve fazer em casa o que não poderá fazer na sociedade, mas deve praticar em casa o que terá que fazer fora dela.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade. Pais bonzinhos são "bobinhos", pois estão financiando a falta de formação e de educação (formação do futuro cidadão ético). Pais poupadores, que não impõem o cumprimento das obrigações dos filhos nem cobram bons resultados podem formar "princepes e princesas esperadores"de heranças e de prêmios sem comprar bilhetes no lugar de terem filhos EMPREENDEDORES.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.


18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
20.  Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

21. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

25.. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

"O comportamento humano não é pré-determinado, como nos animais. Temos o poder de mudar o futuro, de mudar nosso comportamento já no próximo momento. Podemos mudar por amor, por querer bem a uma pessoa amada, a um filho, à humanidade."

(Içami Tiba)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Espaço Psicopedagógico

Aberto no mês de Novembro, o Espaço Psicopedagógico Fátima Santa Cruz.
Localizado na Clínica Dr. Cabral, no bairro de Higienópolis, RJ. 
Atendemos Crianças e adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem, com Transtornos de Atenção e hiperatividade (TDAH), com Síndromes como Down, Autistas, Rett, Asperg.
Atendimento individualizado ou em grupo. 
Convênios com Cora Autista e Centro Educacional Conviver.

Fatima Santa Cruz 
pedagoga/psicopedagoga
Sócio ABpp nº764 RJ

Marque uma avaliação.
Tel: (21) 9440.1281

Inauguração do Espaço Psicopedagógico

No mês de novembro realizei  um sonho!!!
Inauguramos o Espaço Psicopedagógico Fatima Santa Cruz,
localizado na Clínica Dr. Cabral em Higienópolis, RJ.
No  coquetel de inauguração tivemos a oportunide de agradecer a Deus com a presença do Pastor Jorge que  muito  gentil compareceu com sua filha e esposa (Amanda e Betinha), também estavam presentes o Dr. Cabral  com seu filho Dr. Ivan (dentista), Nenen (auxiliar), Victor (filho da Nenen) e minha  família, Wagner, Riccardo, Renner e meu esposo Fernando

Cientistas buscam a cura para o AUTISMO

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/11/cientistas-brasileiros-consertam-neuronio-autista-em-laboratorio.html

sábado, 6 de novembro de 2010

As crianças fazem de seus pais modelos!!!

Todas as crianças até dois anos estão descobrindo o mundo que os  cerca . É uma fase muito rica onde se constrói vínculos afetivos e se desenvolve os relacionamentos interpessoais.
É também nesta fase da vida que se forma a personalidade e é fundamental que os pais forneçam a esta criança muito amor, carinho e proteção.
Os primeiros anos de vida, são os mais imprortantes, pois são neles que o bebê se desenvolve socialmente e  cognitivamente passando de um ser  dependente de sua mãe a uma crança esperta e sociável.
Foi observando estas crianças que pecebemos que aprendemos desde a mais tenra idade.
 Um exemplo classico disto é que mais ou menos dos 5 aos 6 anos uma criança já  é capaz de falar  aproximadamene 10.000 palavras. Chegamos então a conclusão que a crianças aprendem desde o nascimeto assim podemos  concluir que esta crianças aprende mais ou  menos 2.000 palavras por ano.
Ao aprender o cérebro entra em atividade e ocorrem nele conexões, aos 2 meses uma criança já é  capaz de distinguir um  rosto e aos 3 meses são ativadas algumas áreas do hesmisfério esquerdo permitindo -a  diferenciar  mehor os sons .
O estímulo dos pais é muito importante, através deles surgem  as primeiras ações dos bebês, favorecendo assim o surgimento da plasticidade neural.
Assim pais vão se tornando modelos para seus filhos. A criança vai absorvendo tudo que o adulto trasmite para ela, de forma que se um pai é muito sorridente com toda certeza seu filho será também muito sorridente.